Riacho-Informado

Ação da Codhab, PCDF e DF Legal desocupa terrenos na Vila Telebrasília

 

Ação da Codhab, PCDF e DF Legal desocupa terrenos na Vila Telebrasília

Codhab diz que área é de propriedade da companhia. Ocupantes da área falam que a invasão "trata-se de um protesto"




A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), com apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), faz uma operação no início da tarde desta sexta-feira (14/5), para a desocupação de dois lotes na Vila Telebrasília. Em nota, a Codhab disse que a ação ocorre porque “há uma invasão em área de propriedade da companhia, localizada na Vila”.

“É uma operação de desocupação de lotes que são de propriedade da Companhia e que têm que ser utilizados no programa habitacional, inclusive já estão previstos para entrar no edital que está sendo elaborado. Só que essas pessoas passaram a invadir isso desde ontem e a gente está providenciando para que a posse seja mantida em nome do DF, para que as pessoas que, de fato, têm direito, que estão na lista, que aguardaram a sua vez, possam ter acesso”, diz André Rizzo, gerente de Fiscalização e Patrimônio da Codhab.

Segundo ocupantes da área, a invasão “trata-se de um protesto”. Para impedir o uso dos terrenos pela Codhab, eles colocaram fitas e barracas para demarcar o local.

“A Codhab quer construir apartamentos para vender para outros de fora da Vila Telebrasília. Mas, nós que somos filhos de pioneiros é que deveríamos ter direito aos terrenos”, completa.

O autônomo Fernando Santos, 36 anos, que também está ocupando o local, reforça o motivo da invasão. “A gente tem uma promessa do governo de que filhos de pioneiros teriam uma área própria aqui, que nós teríamos um lugar para a gente, mas isso só fica na promessa”, afirma.

Ele diz que a ideia da população é apenas “manifestar para sermos ouvidos”. “A gente quer resolver, não queremos confusão. Vamos deixa-los retirar as barracas, só estamos marcando como protesto, pois o que queremos é sentar e conversar para resolver essa questão dos direitos do terreno”, ressalta.

O gerente de fiscalização e patrimônio da Codhab diz que a companhia tinha uma reunião marcada com os ocupantes para os próximos dias, mas que “eles romperam com o diálogo”. “Essa história de ser filhos de pioneiros … todo mundo é filho de pioneiro em Brasília. Mas isso não dá direito a ninguém de invadir.”

“Iríamos conversar na terça, mas eles romperam com o diálogo, então, nesse caso, o canal de comunicação está rompido. Agora, estamos fazendo o nosso trabalho e desobstruindo a área pública, para deixar livre para quem tem direito”, destaca André Rizzo.

Fonte: Metrópoles 


Nenhum comentário

RIACHO INFORMADO

Cerca de 800 pessoas participaram do Culto em Ações de Graças pelo Aniversário de Valdelino Barcelos

  Cerca de 800 pessoas participaram do Culto em Ações de Graças pelo Aniversário de Valdelino Barcelos, Familiares, Bispos, Pastores, Lídere...

Tecnologia do Blogger.