Riacho-Informado

Ação da Codhab, PCDF e DF Legal desocupa terrenos na Vila Telebrasília

 

Ação da Codhab, PCDF e DF Legal desocupa terrenos na Vila Telebrasília

Codhab diz que área é de propriedade da companhia. Ocupantes da área falam que a invasão "trata-se de um protesto"




A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), com apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), faz uma operação no início da tarde desta sexta-feira (14/5), para a desocupação de dois lotes na Vila Telebrasília. Em nota, a Codhab disse que a ação ocorre porque “há uma invasão em área de propriedade da companhia, localizada na Vila”.

“É uma operação de desocupação de lotes que são de propriedade da Companhia e que têm que ser utilizados no programa habitacional, inclusive já estão previstos para entrar no edital que está sendo elaborado. Só que essas pessoas passaram a invadir isso desde ontem e a gente está providenciando para que a posse seja mantida em nome do DF, para que as pessoas que, de fato, têm direito, que estão na lista, que aguardaram a sua vez, possam ter acesso”, diz André Rizzo, gerente de Fiscalização e Patrimônio da Codhab.

Segundo ocupantes da área, a invasão “trata-se de um protesto”. Para impedir o uso dos terrenos pela Codhab, eles colocaram fitas e barracas para demarcar o local.

“A Codhab quer construir apartamentos para vender para outros de fora da Vila Telebrasília. Mas, nós que somos filhos de pioneiros é que deveríamos ter direito aos terrenos”, completa.

O autônomo Fernando Santos, 36 anos, que também está ocupando o local, reforça o motivo da invasão. “A gente tem uma promessa do governo de que filhos de pioneiros teriam uma área própria aqui, que nós teríamos um lugar para a gente, mas isso só fica na promessa”, afirma.

Ele diz que a ideia da população é apenas “manifestar para sermos ouvidos”. “A gente quer resolver, não queremos confusão. Vamos deixa-los retirar as barracas, só estamos marcando como protesto, pois o que queremos é sentar e conversar para resolver essa questão dos direitos do terreno”, ressalta.

O gerente de fiscalização e patrimônio da Codhab diz que a companhia tinha uma reunião marcada com os ocupantes para os próximos dias, mas que “eles romperam com o diálogo”. “Essa história de ser filhos de pioneiros … todo mundo é filho de pioneiro em Brasília. Mas isso não dá direito a ninguém de invadir.”

“Iríamos conversar na terça, mas eles romperam com o diálogo, então, nesse caso, o canal de comunicação está rompido. Agora, estamos fazendo o nosso trabalho e desobstruindo a área pública, para deixar livre para quem tem direito”, destaca André Rizzo.

Fonte: Metrópoles 


Nenhum comentário

RIACHO INFORMADO

Patriarca Moram Mor Inácio Efrém II realiza solenidade de elevação de corepiscopo de Padre Flávio

     _ Celebração de elevação reuni cerca de 2 mil pessoas que prestigiaram o novo Monsenhor Flávio Moreira_ Na noite deste sabado (25/3) o ...

Tecnologia do Blogger.