Estudantes pedem extensão do horário da biblioteca de Santa Maria
Moradores que utilizam o espaço público para estudar reivindicam a volta do funcionamento até as 22h durante a semana
A mudança no horário de funcionamento da Biblioteca Monteiro Lobato, em Santa Maria, tem gerado insatisfação dos frequentadores. Desde a reinauguração da biblioteca pública, o espaço, que antes podia ser utilizado das 8h às 22h, passou a ficar aberto somente até as 18h de segunda a sexta-feira. A restrição do tempo não atende as necessidades daqueles que trabalham em horário comercial.
No regimento da Rede de Bibliotecas Públicas do DF, é estabelecido que o horário de funcionamento deve se adequar à realidade da comunidade de cada região administrativa. Frequentadores do espaço entraram em contato com a administração da região e demandaram a retomada do horário anterior. No entanto, o pedido não foi atendido com os argumentos de que é necessário manter um funcionário dentro da biblioteca durante o período noturno, além do que falta segurança na área.
“Não estamos exigindo acesso aos livros nesse horário das 18h às 22h, visto que não tem funcionário ou servidor para registrar os empréstimos. Queremos somente a utilização do espaço público, que é nosso por direito. Não queremos nada demais, apenas estudar. A comunidade já é carente de muita coisa e restringir o acesso à educação se torna absurdo. São jovens buscando sonhos”, desabafou a pedagoga Josilane Amorim, 40 anos.
Josilane estuda para concurso público há três anos e é frequentadora assídua do espaço. Ela conta que prefere estudar na biblioteca, pois é confortável, arejada e oferece internet gratuita. Além disso, ela não tem condições de pagar uma sala particular.
O engenheiro Eraldo Araújo, 35, que usa o espaço com a mesma finalidade, também considera a biblioteca o local ideal de estudos, pois “é muito mais fácil de se concentrar e melhora significativamente o rendimento”. Ele conta que não consegue estudar em casa e que, em Santa Maria, não há mais nenhum lugar adequado para essa atividade.
Outro lado
Questionada sobre o motivo de não liberar o horário de funcionamento até mais tarde, a Administração Regional de Santa Maria informou que o funcionamento foi estendido até as 19h e que ela está “trabalhando junto ao GDF para atender os anseios e as necessidades dos estudantes e usuários da biblioteca”.
“A Biblioteca Pública Monteiro Lobato (Quadra 215/315) de Santa Maria é um espaço aberto a todas as pessoas e desempenha papel fundamental no desenvolvimento e na preservação da comunidade ao oferecer ampla e diversificada variedade de conhecimento, além de ser um espaço preparado e recentemente reformado para os estudantes se concentrarem nos estudos”, respondeu a entidade em nota.
Segundo Josilane, sete bibliotecas do DF funcionam até as 22h. “Uma delas é a do Gama, cidade vizinha, onde não disponibilizaram servidores, somente a presença do guardinha. Lá, as pessoas assinam uma lista quando chegam. Então, não entendemos por que a nossa exclusivamente não pode”, lamentou a pedagoga.
Quanto à questão da segurança, Josilane defende que basta solicitar um segurança para fazer ronda na área onde fica a biblioteca.
Confira lista:
No total, sete bibliotecas no DF funcionam até as 22h. São elas:
- Biblioteca Pública Livia Barros -Riacho Fundo 1;
- Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade;
- Biblioteca Pública da Candangolândia;
- Biblioteca Pública do Núcleo Bandeirante;
- Biblioteca Pública de Sobradinho;
- Biblioteca Pública de Sobradinho II;
- Biblioteca Escolar e Comunitária da EQS 108/308 Professora Tatiana Eliza Nogueira; e
- Biblioteca Pública do Gama.
Post a Comment